Postagem em destaque

Como fazer consulta gratis no SERASA e Limpar o NOME

Como limpar o  nome do SERASA e SPC Gratis Nome SUJO no SPC : Serasa lança novo canal na internet para consultar nome grátis - Aplicativ...

Consumidor deverá confirmar recebimento de notificação antes de ser incluído no SPC

SÃO PAULO – Tramita na Câmara o Projeto de Lei 200/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que exige a confirmação de aviso de recebimento do consumidor para inclusão do nome em lojas e cadastros de inadimplência como o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) e Serasa.

De acordo com a Agência Câmara, a proposta altera o Código de Defesa do Consumidor, Lei 8.078/90, que não exige nenhum tipo de comunicado prévio por escrito, nem aviso de recebimento para inclusão de consumidor em cadastros de devedores. Dessa forma, o PL previne problemas com cartas extraviadas ou enviadas para endereços inexistentes.

Roubo Segundo o parlamentar, órgãos de defesa do consumidor e os juizados especiais cíveis costumam receber reclamações sobre comprar a crédito e empréstimos feitos com documentos roubados ou falsificados.

Com a notificação, o consumidor poderá tomar as devidas providências antes de entrar no cadastro negativo. “É grave constatar que, nesses casos de roubo, furto ou extravio de documentos, ainda que efetue o boletim de ocorrência policial, o consumidor jamais será informado [da inclusão de seu nome no cadastro negativo] em razão da provável informação de endereço falso quando da abertura de cadastro em seu nome por pessoas inescrupulosas e de má-fé”, explica o deputado.

Tramitação O projeto tramita apensado ao PL 4245/08, que será analisado pelas comissões de Defesa do Consumidor, de Constituição e Justiça e de Cidadania, e também pelo Plenário.

Proposta de igual teor, o PL 776/07, do ex-deputado Celso Russomano, havia sido arquivada no final da legislatura anterior e voltou a tramitar por requerimento do deputado Bruno Araújo (PSDB-PE). O PL 1108/07, do deputado Carlos Bezerra (PMDB-MT), também com o mesmo assunto, foi desarquivado por Araújo.

0 comentário "Consumidor deverá confirmar recebimento de notificação antes de ser incluído no SPC"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários

Faça como as pessoas abaixo participe da nossa página no Facebook, clique em curtir...

.

Notícias da Bahia

Notícias, Humor e Diversão