Postagem em destaque

Como fazer consulta gratis no SERASA e Limpar o NOME

Como limpar o  nome do SERASA e SPC Gratis Nome SUJO no SPC : Serasa lança novo canal na internet para consultar nome grátis - Aplicativ...

Empresas de cobrança exageram na hora de falar com os consumidores

Na hora de cobrar uma dívida, muitas empresas usam métodos agressivos, que constrangem o consumidor que está devendo. Saiba quais são os direitos do consumidor inadimplente e o que ele deve fazer.

Muitas empresas especializadas em cobranças estão exagerando na hora de falar com os consumidores. A tática é perturbar e até ameaçar.

Denilson Mendonça recebeu três ligações no mesmo dia, enquanto estava no trabalho. “A segunda ligação eu cheguei a desligar. Porque eles insistiam na cobrança mesmo sendo no trabalho”, conta o funcionário público.

Terceirizar a cobrança é correto e legal. Bancos, administradoras de cartão de crédito e lojas costumam repassar essa tarefa pra empresas especializadas. Elas passam então a ser as novas donas da dívida. O que é errado é a maneira como algumas empresas estão agindo.

Empresa de cobrança também tem que respeitar o horário comercial. Por isso ligações nos fins de semana, muito cedo ou muito tarde e em feriados são consideradas práticas abusivas pelo Código de Defesa do Consumidor. A lei também diz que constranger o devedor é crime.

O texto é claro: "Cobrança de débitos, o consumidor inadimplente não será exposto ao ridículo nem será submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaça."


Empresas que fazem isso podem ser multadas e os responsáveis presos. A pena vai de três meses a um ano de detenção.

“A regra geral quando essas empresas fazem a cobrança, elas têm que respeitar todas regras do contrato que você estabeleceu. Com o banco, com a loja ou com a prestadora de serviço”, afirma Anis Kfouri, advogado.

Além do que está no contrato, a empresa cobradora só pode colocar mais 10%.

Jornal Hoje

0 comentário "Empresas de cobrança exageram na hora de falar com os consumidores"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários

Faça como as pessoas abaixo participe da nossa página no Facebook, clique em curtir...

.

Notícias da Bahia

Notícias, Humor e Diversão