Postagem em destaque

Como fazer consulta gratis no SERASA e Limpar o NOME

Como limpar o  nome do SERASA e SPC Gratis Nome SUJO no SPC : Serasa lança novo canal na internet para consultar nome grátis - Aplicativ...

Taxa de desemprego na RMS permanece estável em junho

A taxa de desemprego da Região Metropolitana de Salvador (RMS) ficou relativamente estável, passando de 15,6% em maio para 15,5% da População Economicamente Ativa (PEA), em junho último. Essa é a menor taxa de desemprego registrada para os meses de junho ao longo da série da Pesquisa de Emprego e Desemprego na RMS (PEDRMS), que teve início em dezembro de 1996.

A PEDRMS é realizada pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento, em parceria com Dieese, Seade e Setre. O contingente de desempregados no mês não variou, permanecendo estimado em 286 mil pessoas. Esse resultado deveu-se à criação de 10 mil postos de trabalho na região, número idêntico às 10 mil pessoas que ingressaram na População Economicamente Ativa.

No mês em análise, a taxa de participação, indicador que estabelece a proporção de pessoas com 10 anos ou mais presentes no mercado de trabalho como ocupadas ou desempregadas, passou de 55,6% para 55,8%. Já o contingente de ocupados foi estimado em 1.558 mil pessoas, 10 mil a mais do que o do mês anterior.

Setores analisados

Segundo os principais setores de atividade econômica analisados, o nível ocupacional elevou-se no Comércio (8 mil ou 3,2%), na Construção Civil (4 mil ou 3,2%) e no agregado Outros Setores (1 mil ou 0,7%), que inclui Serviços Domésticos e Outras Atividades. A ocupação manteve-se relativamente estável nos Serviços (1 mil ou 0,1%). Apenas no setor da Indústria houve redução de postos (-4 mil ou -2,7%).

“Entre os setores, o Comércio é o destaque, certamente motivado pelos festejos juninos, as férias escolares e o Dia dos Namorados, datas que estimularam o setor na geração de ocupação”, explica Leormínio Moreira Bispo, coordenador da PED pela SEI.

No mês de maio, o rendimento médio real decresceu para os ocupados (-1,6%) e assalariados (-1,5%). Os valores desses rendimentos foram estimados em R$ 1.048 e R$ 1.147, respectivamente.

Para o conjunto das sete regiões metropolitanas onde a PED é realizada, a tendência também foi de relativa estabilidade, com a taxa de desemprego passando de 10,9%, em maio, para os atuais 11,0%. A pesquisa estimou um contingente de 2.427 mil desempregados em junho, 17 mil a mais do que no mês anterior.

No conjunto das regiões, o nível ocupacional aumentou no Comércio (19 mil, ou 0,6%), na Construção Civil (18 mil, ou 1,4%) e no agregado Outros Setores (18 mil, ou 1,2%), permanecendo relativamente estável nos Serviços (11 mil, ou 0,1%). O índice retraiu-se apenas na Indústria (-58 mil, ou -1,9%).

O nível de ocupação aumentou em Fortaleza (1,4%), Salvador (0,6%), Distrito Federal (0,6%) e, em menor medida, Porto Alegre (0,5%) e Recife (0,3%). Esse indicador diminuiu apenas em Belo Horizonte (-0,4%) e São Paulo (-0,4%).

Desemprego diminuiu

Em relação a junho de 2010, a taxa de desemprego na RMS diminuiu, ao passar de 16,7% para os atuais 15,5% da PEA. No mesmo período, o contingente de desempregados diminuiu em 27 mil pessoas, como resultado da redução de 2 mil ocupações e da redução do número de pessoas no mercado de trabalho (29 mil).

A taxa de participação passou de 58,2%, em junho de 2010, para os atuais 55,8%. Nos últimos 12 meses, o número de ocupados registrou relativa estabilidade (-0,1%), passando de 1.560 mil para 1.558 mil pessoas.

Entre os setores, observou-se crescimento na Construção Civil (20 mil ou 18,3%), na Indústria (17 mil ou 13,3%), e no agregado Outros Setores, que inclui os Serviços Domésticos e Outras Atividades (12 mil ou 9,4%). Por outro lado, houve decréscimo no setor de Serviços (-39 mil ou -4,2%) e no Comércio (-12 mil ou -4,4%). Na comparação com maio de 2010, o rendimento médio real decresceu para os ocupados (-8,3%) e para os assalariados (-5,9%).

Tribuna da Bahia Online

0 comentário "Taxa de desemprego na RMS permanece estável em junho"

Postar um comentário

Obrigado por seus comentários

Faça como as pessoas abaixo participe da nossa página no Facebook, clique em curtir...

.

Notícias da Bahia

Notícias, Humor e Diversão